Estudo de caso – Personal Model Canva – Internacionalização para o mercado espanhol

Esse é o estudo de caso da utilização do Personal Model Canva (PMC), para iniciar o processo de internacionalização da minha empresa, para o mercado de língua espanhola.

Se você olhar bem, vai perceber que o PMC parece uma estante, dividida em 9 diferentes nichos. O primeiro deles é o objetivo. Sempre, sem exceção, começamos a criação do Canva definido um objetivo. Quanto mais claro for esse objetivo, melhor.

Lembre-se que a grande funcionalidade do Personal Model Canva é trazer clareza. Como nossa mente é caótica, deixar o objetivo com o plano apenas na nela, tem grandes chances dele nunca se concretizar.

O primeiro passo, portanto, foi definir claramente o objetivo: Iniciar o processo de internacionalização até final de 2017. Realizar vendas constantes no mercado de língua espanhola.

Contextualizando, no meio do ano de 2017 percebi que havia uma grande oportunidade no mercado de info-produtos. Essa oportunidade era começar a vender para os países de língua espanhola.

Para você ter uma noção, o mercado de língua espanhola é de 3 a 4x maior que o de língua portuguesa. Além disso, os info-produtos estão iniciando nesse mercado. Alguns especialistas estimam que estamos 3 a 5 anos à frente.

Por conta disso, tomei a decisão de iniciar o processo de vender fora do Brasil, para esse grande mercado.

O segundo passo foi me comprometer com o objetivo. Primeiramente me comprometi comigo mesmo e depois com as pessoas da minha equipe e meus sócios. Nesse momento é preciso se perguntar: estou realmente comprometido em alcançar essa meta? No meu caso, sim.

O terceiro passo, é a auto-imagem. Em outras palavras, você se enxerga capaz de realizar esse objetivo? Naquele momento não tinha tanta certeza se era capaz de realizar. Eu não tinha tantas informações e tive que trabalhar essa área durante todo processo.

O quarto passo são as fontes de renda. Como vou financiar meu objetivo? Nesse caso, de onde saíra o recurso financeiro para iniciar a internacionalização? Na época, minha empresa realizava venda de alguns info-produtos no Brasil.

Portanto, a renda para internacionalização, viria dos produtos que estavam sendo vendidos no Brasil. Veja que nessa quarta prateleira, eu fiz um levantamento de todas as fontes de renda que poderiam me ajudar a alcançar meu objetivo.

Nesse caso foi selecionada apenas uma fonte de renda, pois eu não queria depender de outras fontes como aporte financeiro, empréstimos, etc… para realização dela.

O quinto passo foi fazer o levantamento dos Recursos Importantes, vou detalhar cada um deles aqui:

  • Caixa (dinheiro da empresa);
  • Cartão de crédito (necessário para fazer os anúncios e testes)
  • Hotmart (plataforma de venda de info-produto)
  • Parceria Espanha (ter parceiros que falassem espanhol)
  • Funil de vendas (estrutura para vendas em espanhol)
  • Conta de anúncio (estrutura para anunciar e testar o funil de vendas)
  • Tradutores (para traduzir todo material do português para o espanhol)

Perceba que nesse passo, fiz um levantamento de tudo aquilo que poderia me ajudar nessa meta. Financeiro, digital, físico ou pessoas. Esses são os recursos que podem te ajudar no seu objetivo.

O sexto passo é bem parecido com o quinto. Nele, fiz um levantamento das pessoas ou empresas que poderiam em ajudar no objetivo. São elas:

  • Banco (emissor do cartão de crédito)
  • Payoneer (plataforma para receber as vendas feitas fora do Brasil)
  • Ana e Laura (nossas parcerias da Espanha)
  • Hotmart (plataforma de vendas de info-produtos)
  • Equipe (pessoas dentro da empresa que ajudariam em todo o processo)
  • Tradutores (necessários para traduzir nosso material)
  • Facebook (plataforma de anúncios)

O sétimo passo é o levantamento das atividades importantes.

  • Traduzir todo o material (muito importante, afinal, vamos para um mercado de outra língua)
  • Reunião com parceiros (para entender mais do mercado e explicar nosso negócio)
  • Criar toda estrutura digital (depois de traduzido, criar o funil de vendas inteiro em espanhol)
  • Testar a estrutura criada (com as contas de anuncio, fazer o teste se vai vender ou não)

O oitavo passo, como já foi dito, é um dos mais interessantes e está diretamente conectado ao quarto. É um levantamento dos custos para realizar o objetivo, ou os custos para iniciar a internacionalização da empresa. Se os custos fossem maiores que as fontes de renda, seria necessário pensar em como levantar fundos para essa meta.

Muito dos nossos custos eram % ou variáveis, como no caso dos anúncios. Isso foi importante naquele momento para não comprometer nosso caixa e utilizar da experiência e know how de parceiros e plataforma.

Por último, na nona e última prateleira, criei um Plano de Ação, juntando todas as informações que levantei nas áreas anterior

  1. Definir qual produto vender;
  2. Tradução do produto e do funil;
  3. Reunião de alinhamento, semanalmente, com os parceiros;
  4. Rodar alguns anúncios para testar funil e países;
  5. Encontrar um processo de venda e replicar;

Veja que esse objetivo era iniciar o processo de internacionalizar. Para isso, eu defini que seria necessário fazer vendas constantemente para os países de língua espanhola. Perceba que nesse PMC não foi incluso nenhuma burocracia.

Primeiro quis atingir a meta de vender fora. Depois de atingida a meta, procurei as melhores alternativas para finalizar a internacionalização da empresa.

Até o final de 2017, contando com nossas parcerias, conseguimos alcançar o objetivo de vender constantemente e iniciar o processo de internacionalização.

Alcançamos o número de 663 vendas nesse período, o que considerei incrível para um início.

Depois disso, começamos a replicar o processo de vendas que encontramos, chegando ao número de 7999 vendas em 2018.

No ano de 2019, continuando o processo de expansão e internacionalização, abrimos empresa nos Estados Unidos, criando assim, várias oportunidades.

Ainda, no ano de 2019, ganhamos do Hotmart o prêmio de empresa com maior número de vendas internacionais da América. Um baita prêmio, muito significativo, e tudo isso começou com aquele objetivo no meio de 2017…

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